sábado, 9 de abril de 2011

10 dicas para bombar sua autoestima!

Hoje em dia, eu vejo muitas meninas com problemas de autoestima, seja falando no Twitter ou no meu dia a dia mesmo. Acho muito triste várias meninas lindas, inteligentes e legais, mal consigo mesmas. E no mês passado eu estava lendo a Capricho (com a Leighton Meester diva na capa) e li uma reportagem justamente sobre isso, e tinha dicas para aumentar a autoestima das meninas de todo o Brasil. Então pra quem não tem essa Capricho e está com esse problema, lá vai umas dicas. E como diz na reportagem "(...)prepare-se para se apaixonar... por você mesma!".

1. Busque aquilo que a inspira
O primeiro passo para ser mais feliz é descobrir, de verdade, o que a inspira e desperta a sua curiosidade. Isso vale para tudo ma vida - inclusive escolher de quem você quer estar mais perto ou que tipo de filme prefere ver, por exemplo. Assim, você não está apenas perseguindo a sua felicidade, como também aprende muito mais sobre si mesma.

2. Durma bem
Quando você dorme bem menos do que deveria, o cansaço acumulado detona a disposição e, por consequência, afunda seu ânimo. Quando o cérebro está relaxado, por outro lado,trabalha de maneira mais dinâmica e aumenta a disposição para driblar obstáculos e atingir seus objetivos. Ou seja, alimenta a autoestima!

3. Mexa-se
O estica e puxa da atividade física regular (vale qualquer tipo: musculação, vôlei, natação, dança...) não apenas desenvolve seus músculos, emagrece e fortalece o coração, como também estimula a produção de substâncias como a serotonina, hormônio responsável pelo prazer. Esse hormônio dá aquele sentimento de satisfação consigo mesma e, com o tempo, ajuda a melhorar a sua autoimagem.

4. Converse com seus pais
Eles são responsáveis por muito mais do que levá-la para a escola ou ajudá-la a crescer. Na verdade, boa parte da sua autoimagem é influenciada e construída pela sua relação com eles! Quanto mais clara para você é a imagem que tem dentro da família, mais fácil é compreender o seu próprio jeito de ser e dar valor ao que considera bom em si mesma.

5. Divirta-se!
Assim como comer chocolate, passear no shopping e fazer comprinhas também produz uma sensação de bem-estar. É que toda ação interpretada pelo cérebro como prazerosa estimula o circuito mental da recompensa, o que faz você se sentir bem e aumenta sua autoestima. Mas tudo tem limite, né? Torrar sua mesada toda de uma vez não só faz mal ao seu bolso como também é um sinal de consumismo, que não ajuda na sua autoimagem.

6. Crie pequenas metas
Pode ser incluir uma fruta na dieta, diminuir o tempo que passa vendo TV ou ler o livro que está na cabeceira da cama. Isso estimula a autoestima e traz ânimo novo ao seu dia! Mas é importante fazer tudo aos poucos. Se não você vai encanar e se sentir péssima no primeiro deslize que der (e mandar todo o projeto pelos ares).

7. Faça listas
Às vezes, o melhor jeito de manter o sorriso no rosto é se lembrar de tudo que anima. Coloque o cérebro para trabalhar! Ponha no papel o que você deseja conquistar a cada dia ou naquela semana, por exemplo. Escrever seus planos ajuda a concretizá-los com mais facilidade, pois você firma um compromisso consigo mesma.

8. Evite comparações
É difícil não se sentir mal ao ver o cabelo l-i-n-d-o da colega do inglês ou comparar seu boletim ao da amiga crânio: viver olhando para o lado é um ataque à autoestima! Mude o foco para você. E, quando quiser comparar-se a alguém, faça isso com uma oponente à altura: você mesma, anos atrás, quando não sabia nada de química e era sua mãe que decidia seu corte de cabelo.

9. Tenha tempo só para você
É claro que você adora seus amigos e família, mas, para ficar de bem consigo mesma, é importante saber se divertir sozinha também. Reserve um tempo para ouvir música, pensar na vida e fazer planos. Quando você se sente confortável sem precisar de alguém por perto, fica forte para encarar qualquer desafio, com ou sem companhia!

10. Ria muito
Sabe aqueles dias em que você ti tanto que sua barriga até dói? Pois é. Toda vez que você passa por uma situação de muita alegria, seu corpo é inundado de hormônios que fazem você se sentir no topo do mundo. No fundo, é um ciclo de bom humor: quanto mais ti, mais serotonina produz - mais feliz fica.

Bom meninas, essas são as dicas. Espero que gostem e que ajudem vocês! Beijinhos

Obs.: Não sei porque o item nº 5 está em preto. Não consigo mudar. Desculpa.

Fonte: Revista Capricho Edição Nº 1118 13 de março
Páginas: 74, 75, 76 e 77

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!!!